10/07/2017 16:07

Saúde programa o 3º Ciclo do LirAa

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, agendou para os dias 17, 18 e 19 de julho o 3º ciclo do LirAa. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti apresenta de maneira rápida e segura os índices de infestação larvários do mosquito. Serão inspecionados pelo menos quatro mil imóveis, definidos em sorteio, de acordo com a densidade populacional.

Durante os dias do LirAa, agentes de Endemias realizam técnica de pesquisa larvária, que consiste na coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio. Isso permite, além de quantificar as amostras, identificar os tipos de criadouros e a prevalência de criadouros em cada estrato.

Esta atividade é fundamental para atualização do índice de infestação por Aedes aegypti no Município. A partir deles a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias programa ações intersetoriais e ações de tratamento necessárias nas áreas de maior risco.

De acordo com diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, mesmo os imóveis que receberam inspeção recentemente poderão ser novamente inspecionados, conforme o sorteio do sistema de informação do LirAa.

Com informações e foto assessoria